O que é o Blockchain?

Esse termo está bem em pauta atualmente, pois muitos bancos e empresas estão investindo na criação de blockchains como forma de automatizar e validar transações, certificados de propriedade de bens como imóveis e ações, automatização completa de cartórios etc.

"Mas o que é isso?"

Um bloco é um registro de todas as transações recentes que ocorreram na rede bitcoin.

Uma vez que você escreveu uma transação em um bloco, ela nunca mais será apagada e outros blocos virão e farão referência a esse bloco anterior.

Assim como você pode olhar o extrato do banco e ver suas movimentações financeiras do mês passado, você pode olhar para os blocos que foram minerados mês passado e ver quais transações foram feitas naquele momento, inclusive fazer seu 'extrato bancário bitcoin' baseando-se nisso. [confira uma das soluções da Usando Bitcoin - o nosso livro contábil bitcoin]

O famoso blockchain, ou, cadeia de blocos. É chamado assim, pois todos os blocos dependem do anterior formando uma espécie de corrente. Eles são protegidos por uma função criptográfica.

E se alguem decidir alterar maliciosamente um bloco anterior e adicionar ele mesmo dezenas de bitcoins? Felizmente isso é impossível.

Se alguem alterar um único digito, caracter ou bit de uma cadeia de blocos, todos os blocos seguintes serão eliminados e invalidados.

Note também que nem mesmo o minerador pode alterar maliciosamente a transação de João por que a assinatura digital não vai bater se for adulterada.

A abertura, transparência e natureza decentralizada do Bitcoin, juntas com o uso mecanismos de proteção, criam uma sólida, forte e confiável rede que ninguém pode enganar.