Mineração Bitcoin

O Bitcoin funciona de uma forma diferente das moedas de papel, não existe uma casa da moeda ou banco central por trás que imprime bitcoins ou nada parecido. A tecnologia foi criada para ser análoga ao ouro, o ouro digital, logo, assim como o ouro é minerado, existe um esquema de 'mineração' de bitcoins também, onde supercomputadores competem entre si fazendo cálculos super complexos para achar a solução de um problema, quando um desses computadores acha essa solução ele é recompensado com 25 novos bitcoins criados na rede (essa recompensa cai pela metade a cada 4 anos ).


"Por que existe mineração e por que existe recompensa?"

Para que João possa ter 10 BTC em primeiro lugar, ele precisa ter obtido previamente de alguém. O minerador verifica a parte do livro de registros que já foi publicada previamente por outros mineradores e certifica de que a transação está ali, registrada em algum lugar. Isso diz que João tinha 10 BTC em primeiro lugar e então foi autorizado a gastar.

Logo, quando você realiza uma transação os mineradores garantem que essa transação é válida verificando saldos, transações anteriores, fundos, endereço de origem e destino etc, gravam isso em um livro contábil e distribuem por toda a rede.

O processo de mineração é um trabalho e é necessário para manter a segurança da rede.

Outra necessidade é: o bitcoin precisa nascer de algum lugar. O governo imprime dinheiro na casa da moeda, o Bitcoin possui o processo de mineração onde uma quantidade de bitcoins são geradas a cada 10 minutos.


Ainda vale a pena minerar bitcoins?

Hoje em dia, seriam necessários milhões de anos para conseguir minerar um bloco com seu computador de mesa. Essa é uma pergunta bem comum para pessoas iniciantes e vou fazer uma explicação histórica bem próxima ao que aconteceu e acontece com a mineração.